segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O Curioso Caso de Benjamim Button e Slumdog Milionaire




Caros amigos, a indústria hollywoodiana nos presenteou no início desse ano com duas obras primas do cinema, filmes que já figuram nas telonas ou vão figurar daqui a bem pouco tempo, e que estão concorrendo aos principais prêmios do ramo cinematográfico de 2009 como o Oscar e o Globo de Ouro. São elas: O Curioso Caso de Benjamim Button e Slumdog Milionaire.

O filme conta com a direção de David Fincher e os protagonistas da história são interpretados por Brad Bitt e Cate Blanchett, e é baseado na grande obra de F. Scott Fitzgerald. Vale salientar já nesse ponto que se podia esperar muito dessa parceria já conhecida dos cinéfilos de plantão. Quando Pitt e Fincher se juntam, o resultado nunca decepciona. Foi assim em Seven, Os Sete Pecados Capitais, de 1995, e em Clube da Luta, um dos filmes de maior sucesso das últimas décadas, de 1999. Nesse reencontro, em O Curioso Caso de Benjamim Button, não foi diferente, e sim melhor!!! Como já disse no início, o filme é uma obra-prima, sublime, a adaptação do roteiro é fantástica, o enredo é muito bem apresentado e a história é extremamente agradável de se acompanhar. Alguns críticos dizem que o Diretor pecou pela duração da obra, que nos ilumina durante 2 horas e meia, eu digo não! Não se poderia excluir nenhum diálogo, nenhuma cena, por mais minúscula e insignificante que pareça, todas compõem o enredo com uma perfeição absoluta. Além do mais, isso não passa da média de duração da grande maioria dois filmes da atualidade. A fotografia da obra, os efeitos digitais e a maquiagem são fantásticas, os atores se transformam com uma verossimilhança incrível, podemos ver um Brad Pitt velho e adolescente, o mesmo acontecendo com Cate Blanchett que está absolutamente deslumbrante, mostrando uma beleza que raríssimas vezes observamos em seus papéis. O título do filme já transparece muito bem a base do tema da história, que é uma pessoa que nasce velha e vai rejuvenescendo com o tempo. Em uma profunda discussão com um amigo, a respeito do filme, chegamos a um consenso sobre a moral da história, que é a plenitude da vida. O que importa é ser realmente feliz, e não se a vida acontece normalmente ou ao contrário, se você trabalha ou não, se você ainda tem muito o que viver ou só o que lhe resta são lembranças, se você gosta de dança ou tatuagens, o que vale são os momentos plenos. Todos esses são elementos que se pode encontrar na trama. Para completar, lembro que O Curioso Caso de Benjamim Button foi indicado a 13 Oscars, e levou 3.

O segundo que indico hoje também é uma obra de arte, Slumdog Milionaire ainda não estreou no Brasil, mas assim que o fizer, assistam, não vão se arrepender. O filme tem a direção de Danny Boyle, o famoso de Diretor de Trainspotting, o filme que revelou o ator Ewan McGregor para o cinema. Os principais atores do filme são: Dev Patel, Anil Kapoor e Freida Pinto. Conhecem??? Nem eu conhecia, mas isso é o que torna esse filme tão bom, ele é histórico, ele é a primeira parceria entre a indústria de cinema americana, Hollywood, e a indiana, Bollywood. Todos os atores são indianos, a grande maioria nunca havia atuado, eram moradores de favela, mas nos cativam de uma forma inexplicável. É impossível assistir ao filme sem se emocionar com os dramas pessoais dos personagens. A obra tem status de grande produção e se passa todo na Índia, mostrando pontos importantes do país como o Taj Mahal. Mas diferente do que se possa imaginar, o filme não se trata de pobreza, miséria, isso é o pano de fundo para a parte central, que é um paixão indestrutível entre os protagonistas que tenta resistir a tudo e a todos. O enredo trata de um Quiz Show: Quem Quer Ser Milionário, daí o nome do filme em português, e a partir disso o protagonista vai nos contando toda a sua história. O roteiro do filme é fantástico!!! Tudo é perfeito, tudo se conecta, tudo é lógico e majestoso, fazem até uma intertextualidade com a obra de Alexandre Dumas, Os Três Mosqueteiros, que tem um papel brilhante no filme. Ganhador do Globo de Ouro de Melhor Filme, indicado a 10 Oscars, ganhador de 8 estatuetas, incluindo melhor filme e melhor diretor, e na minha opinião, o melhor filme de 2009, independente dos outros que possam vir a ser lançados, esse realmente marca e cativa! Assistam e assistam, é só o que tenho a dizer, nada que eu possa falar se aproxima do que o filme passa pra quem o vê.

Por hoje é isso, aproveitem as indicações, pois ambos são filmes daqueles que marcam a gente. Continuem comentando e dando suas opiniões. Abraço a todos! Seguem os trailers.

3 comentários:

Víctor disse...

Para Benjamim Button eu tiro o chapéu, porque há muito eu não me satisfazia, como cinéfilo, como me satisfiz nesse banquete cinematográfico. Pra mim ele foi o melhor de 2008 e acho difícil outro batê-lo esse ano.
O Slumdog é muito bom também, tem uma parte sonora bem marcante e impactante (quem viu no cinema deve perceber isso). Bom foi ver que eles levaram o tema pra Índia, mas fizeram a escolha muito feliz de deixar o roteiro com um tema bem universal e romântico, fugindo dos cenários do cinema tradicional.

Juss disse...

O Button é/será um dos melhores filmes que eu ainda não assiti esse ano.
E, pra variar, o dono do blog faz com que a gente tenha vontade de ver os outros filmes... Parabéns, fi.

Ronald disse...

cara, os dois sao incrivelmente bons
o benjamim uma historia unica, mto bem bolada, de se tirar o chapeu.
o slumdog, eh sensacional, com uma tematica universal que ao mesmo tempo mostra bem a india, excelente.
otimas indicações