Amigos, em primeiro lugar, queria pedir desculpas pela demora excessiva desde a última postagem e dizer que isso não vai mais acontecer, sempre vou achar um tempinho pra atualizar o blog. Mas espero que durante esse período sem postagens vocês possam ter assistido aos demais que eu já havia indicado. Hoje eu venho trazendo pra vocês dois excelentes filmes que têm em comum a participação de Jim Carrey. O ponto interessante é que ele é um ator muito conhecido pelas comédias e seu humor exagerado, porém tem grandes atuações em dramas, como os que trago aqui: O Show de Truman e Cine Majestic.
O Show de Truman é de 1998, e é dirigido por Peter Weir, o diretor de Sociedade dos Poetas Mortos, que foi indicado ao Oscar por seu trabalho nesse filme. Tem no elenco Ed Harris, também indicado ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, Laura Linney, e claro, como protagonista, Jim Carrey, que tem uma emocionante e inspiradora atuação. O filme trata sobre uma questão muito interessante, que é a invasão da privacidade,a violação do seu direito de imagem, de personalidade, de como seria ser vigiado 24 horas por dia por todas as pessoas. Temos essa experiência com os Reality Shows e os Big Brothers da vida, mas os participantes sabem que estão sendo observados, agora como seria se não soubessem? São sobre essas temáticas que o filme se desenvolve, com um roteiro muito bem elaborado, também indicado ao Oscar, mostrando o valor da liberdade na perspectiva moderna do mundo tecnológico. É tocante e ainda dá margem a grandes discussões, por se tratar de um tema tão polêmico.
Cine Majestic já é de 2001, e tem a direção de Frank Darabont, o diretor de À Espera de Um Milagre. Tem no elenco o veterano Martin Landau, Laurie Holden, e o homenageado da postagem, Jim Carrey. Ele vive um homem que perdeu a memória, e em um meio bem confuso de uma cidade de interior tenta reencontrar a razão de viver, redescobrindo o seu verdadeiro ser. O filme mostra os hábitos típicos e simples de uma cidade interiorana, tão conflitantes com as megacidades e seus arranhas-céus. Mostra também como um cinema pode reestruturar a vida de uma cidade, como a alegria de ver um bom filme e o ambiente do cinema em si pode reaproximar as pessoas com sua magia e encanto, daí o nome Cine Majestic. É um excelente drama, repleto de conflitos interiores dos personagens, com uma discussão sobre valores, ética, moral. Tem ainda uma cena de julgamento fantástica, emocionanante. Jim Carrey teve uma de suas melhores atuações no cinema nesse filme. Também possui um roteiro primoroso, com diálogos belíssimos. Embora seja pouco conhecido, gostei demais desse filme.
Por hoje é só, pessoal, não deixem de conferir as indicações e deixar seus comentários e sugestões. Pra quem não viu, ambos valem muito a pena, e pra quem viu, compartilhe sua opinião a respeito. Seguem abaixo os trailers, uma novidade pra facilitar ainda mais pra vocês. Abraço a todos!
http://br.youtube.com/watch?v=GYj2m1yVpGU - Show de Truman
http://br.youtube.com/watch?v=xirCNQjaLpU - Cine Majestic
4 comentários:
Truman é magnífico, mas Cine Majestic ainda não olhei. O Jim Carrey é um baita ator e, ainda falando dos dramas dele, quem sabe o Yuri posta algo sobre "Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças" :)
Brilho é realmente ótimo. Apesar de ter muitas histórias paralelas.
Do Majestic num posso falar nada, mas do Truman, sim. Também adorei. Gostei de você ter falado de filmes com o Jim Carrey que não são comédia e queria colocar que outra temática proposta pelo filme é "até onde pode ir a mídia?", entrando aí na manipulação midiática inevitável e por vezes altamente sutil incrustrada nos meios de comunicação.
Beijos, mocinho!
Correção: brilho eterno de uma mente sem lembranças é ótimo.
brilho eterno eh um filme espetacular, assim como impossivel de ser compreendido!
aos filmes do post, trumam eh realmente um filme mto bom, merece msm indicaçao
cinemajestic confesso q inda nao vi, mas deve ser um bom filme, jah q o yuri tem bom gosto neh
Postar um comentário