domingo, 17 de agosto de 2008

Amadeus e Piaf



Hoje, venho trazer pra vocês dois belíssimos filmes: Amadeus e Piaf. Ambos têm em comum o fato de serem uma biografia desses dois ícones da música mundial.
O primeiro é uma obra espetacular. Amadeus foi um dos melhores filmes que eu já vi em toda a minha vida, simplesmente nota 10. Ele é realmente magnífico, conta com a Direção de Milos Forman, e atuações brilhantes dos dois protagonistas, Murray Abraham, que recebeu o Oscar de Melhor Ator exatamente por esse papel, e também Tom Hulce. Murray atua como o narrador da trama e também como personagem dela e faz as mais lindas e apaixonantes descrições de música que eu já ouvi, Hulce interpreta Amadeus Wolfgang Mozart e é absolutamente fantástico, eternizando sua risada hilariante e seu jeito descontraído na história do cinema. O que faltaria para um filme desses ficar perfeito? A trilha sonora! E o que dizer da trilha de Amadeus? Faltam-me as palavras para descrevê-la, tocante, linda, espetacular, nada chegaria nem perto do que ela realmente é. Ele é bem extenso, mas você nem ver o tempo passar. E para coroar essa minha indicação, só quero falar que Amadeus ganhou 8 oscars em 1984, incuindo Melhor Filme, esplêndido.
Piaf também vem no mesmo gênero do anterior, e conta a trágica e triste vida da cantora francesa Edith Piaf. É um filme belíssimo, marcado pela atuação perfeita da linda atriz francesa Marion Cotillard no papel da protagonista, sendo também agraciada com o Oscar de Melhor Atriz no ano de 2008. Também contém uma trilha sonora especial, a obra de Piaf é muito bonita, e a voz da cantora é simplesmente encantadora. Uma das cenas mais bonitas do filme é o velho, mas sempre emocionante hino francês, La Marselhesa, na voz de Piaf, magnífico.
Portanto, essas são minhas duas indicações de hoje. Pra quem gosta de uma boa música, não há nada melhor! Vale muito a pena conferir, principalmente o primeiro, esse é realmente especial.

domingo, 3 de agosto de 2008

Iron Man e Batman-O Cavaleiro das Trevas



Hoje venho escrever pra vocês a respeito de dois filmes de ação, que envolvem heróis de histórias em quadrinho. Atrevo-me a dizer que ambos são, sem dúvida, as melhores criações do tipo dos últimos tempos.
O primeiro deles, Iron Man, surpreendeu-me positivamente, o filme é excelente, não permite que você desvie sua atenção em nenhum momento. E o que eu achei mais importante de tudo foi a escolha do personagem que ficou absolutamente perfeito. O ator Robert Downey Jr. encarnou o magnata Tony Stark com grande estilo, combinação espetacular, o seu jeito superior, meio esnobe encaixou como uma luva e transparece uma realidade muito grande para os fãs. E também conta com a participação da bela e charmosa Gwineth Patrow, que dá o toque feminino ao filme. Isso, somado a grandes efeitos especiais, muita ação, uma boa história, fez um excelente filme.
O segundo, que estreou a pouco tempo no cinema, também se revelou um sucesso. Possui grande elenco: Aaron Eckhart como Duas Caras, Christian Bale como Batman, e Maggie Gyllenhall como elo feminino, e ainda Morgan Freeman e Michael Caine. Porém, estes se tornam meros coadjuvantes diante da atuação de gala de Heath Ledger como o Coringa, em seu último papel antes de morrer tragicamente. Ledger superou Jack Nicholson, que fez o vilão em sua última aparição na série Batman, ele está simplesmente fantástico. Contrastando com o Iron Man, onde quem se destaca é o herói, aqui o vilão se sobrepõe de tal maneira, que em um determinado ponto você se vê torcendo para ele. Não que Bale esteja mal no papel de Batman, pelo contrário, ele vai muito bem, mas como o personagem tem um perfil mais sombrio, calado, introspectivo, Ledger ganha um destaque monumental. O ator merece uma nomeação ao Oscar na próxima edição. O filme é envolvente, também com o traço característico dos efeitos especiais em abundância e de um bom enredo. O único aspecto de que não gostei foi que o vilão Duas Caras ficou em um segundo plano, não foi bem explorado.
Assim, não deixe de conferir ambos. São um excelente programa e garantia certa de divertimento, e não se esqueça de ver até o final dos créditos...