sexta-feira, 5 de junho de 2009

A Troca e Dúvida



Amigos, peço novamente desculpas pela longa ausência de posts, dessa vez de meses, mas aqui estou de volta para direcioná-los a bons filmes e afastá-los daqueles abomináveis que são total perda de tempo. Hoje trago dois filmes cujas atrizes foram indicadas ao Oscar desse ano, com esplendorosas atuações: A Troca e Dúvida. Filmes que não foram muito comentados pela crítica, que ficaram apenas nas sombras dos fenômenos Slumdog Milionaire e Benjamim Button, alvos da última postagem, mas que são de excelente qualidade.

O primeiro deles, A Troca, é de 2008 e conta com a direção do experiente e premiado diretor Clint Eastwood, o mesmo de Menina de Ouro. O elenco é liderado pela bela Angelina Jolie e pelo sempre marcante John Malkovich. Um ponto interessante é que nesta obra, Jolie se desvincula do seu biótipo normal de personagem, mulher sensual e provocante, com muita ação, tiroteio, correria, porém o que vemos em A Troca é uma mulher extremamente recatada, simbolizando o comportamento feminino do início do século, com longos vestidos, prevalecendo o lado psicológico, mental, dramático da atriz, o que foi muito bom de assistir. A trama é super envolvente, retrata um fato real, contando o desaparecimento do filho de Jolie e todo o processo subseqüente a este acontecimento. O roteiro é muito bem escrito, proporcionando cenas sublimes com muita emoção e dramaticidade. Malkovich também acompanha o ritmo do filme em uma excelente performance, fazendo cenas de arrepiar. Achei que Angelina merecia ter ganho o Oscar pela sua atuação, pois superou de longe todas as outras concorrentes do ano, inclusive a vencedora Kate Winslet em O Leitor, configurando uma injustiça cometida pela academia. Resumindo, o filme é bastante tenso, nervoso, angustiante, com muito suspense e drama, recheado de destacadas atuações. Está chegando agora nas locadoras, aproveitem para assistir e depois comentar aqui.

Já o segundo, Dúvida, também é de 2008 e tem a direção de John Patrick Shanley. O elenco é fantástico, liderado pela atriz mais indicada ao Oscar em todos os tempos, Meryl Streep, completando sua 15ª indicação com a desse ano, o já vencedor do Oscar por Capote, Philip Seymour Hoffman, e a ingênua e belíssima Amy Adams, a eterna princesa de Encantada. O filme tem como enredo base os acontecimentos passados no interior de uma escola mantida pela igreja numa cidade do interior dos Estados Unidos. Todos os atores encarnam com perfeição o sacerdotismo, transparecendo bastante realidade para quem está assistindo. O roteiro é muito inteligente, altamente metafórico, muito bem escrito e com diálogos geniais. Com interpretações fabulosas, de grande dramaticidade, algumas cenas marcam e arrepiam, como a discussão entre Hoffman e Streep, que já valeria qualquer ingresso, ou o sermão dado por Hoffman sobre a fofoca, de um simbolismo e profundidade fantásticos. Além disso, figuras pouco conhecidas como a atriz Viola Davis protagonizaram grandes cenas, que acabaram rendendo uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. O enredo foca muito a atenção, envolve, e no final o que restam são dúvidas...

Assim, encerro minha participação de hoje, peço que continuem comentando e assistindo, e eu vou tentar escrever com mais freqüência por aqui. Seguem os trailers. Um abraço a todos.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

O Curioso Caso de Benjamim Button e Slumdog Milionaire




Caros amigos, a indústria hollywoodiana nos presenteou no início desse ano com duas obras primas do cinema, filmes que já figuram nas telonas ou vão figurar daqui a bem pouco tempo, e que estão concorrendo aos principais prêmios do ramo cinematográfico de 2009 como o Oscar e o Globo de Ouro. São elas: O Curioso Caso de Benjamim Button e Slumdog Milionaire.

O filme conta com a direção de David Fincher e os protagonistas da história são interpretados por Brad Bitt e Cate Blanchett, e é baseado na grande obra de F. Scott Fitzgerald. Vale salientar já nesse ponto que se podia esperar muito dessa parceria já conhecida dos cinéfilos de plantão. Quando Pitt e Fincher se juntam, o resultado nunca decepciona. Foi assim em Seven, Os Sete Pecados Capitais, de 1995, e em Clube da Luta, um dos filmes de maior sucesso das últimas décadas, de 1999. Nesse reencontro, em O Curioso Caso de Benjamim Button, não foi diferente, e sim melhor!!! Como já disse no início, o filme é uma obra-prima, sublime, a adaptação do roteiro é fantástica, o enredo é muito bem apresentado e a história é extremamente agradável de se acompanhar. Alguns críticos dizem que o Diretor pecou pela duração da obra, que nos ilumina durante 2 horas e meia, eu digo não! Não se poderia excluir nenhum diálogo, nenhuma cena, por mais minúscula e insignificante que pareça, todas compõem o enredo com uma perfeição absoluta. Além do mais, isso não passa da média de duração da grande maioria dois filmes da atualidade. A fotografia da obra, os efeitos digitais e a maquiagem são fantásticas, os atores se transformam com uma verossimilhança incrível, podemos ver um Brad Pitt velho e adolescente, o mesmo acontecendo com Cate Blanchett que está absolutamente deslumbrante, mostrando uma beleza que raríssimas vezes observamos em seus papéis. O título do filme já transparece muito bem a base do tema da história, que é uma pessoa que nasce velha e vai rejuvenescendo com o tempo. Em uma profunda discussão com um amigo, a respeito do filme, chegamos a um consenso sobre a moral da história, que é a plenitude da vida. O que importa é ser realmente feliz, e não se a vida acontece normalmente ou ao contrário, se você trabalha ou não, se você ainda tem muito o que viver ou só o que lhe resta são lembranças, se você gosta de dança ou tatuagens, o que vale são os momentos plenos. Todos esses são elementos que se pode encontrar na trama. Para completar, lembro que O Curioso Caso de Benjamim Button foi indicado a 13 Oscars, e levou 3.

O segundo que indico hoje também é uma obra de arte, Slumdog Milionaire ainda não estreou no Brasil, mas assim que o fizer, assistam, não vão se arrepender. O filme tem a direção de Danny Boyle, o famoso de Diretor de Trainspotting, o filme que revelou o ator Ewan McGregor para o cinema. Os principais atores do filme são: Dev Patel, Anil Kapoor e Freida Pinto. Conhecem??? Nem eu conhecia, mas isso é o que torna esse filme tão bom, ele é histórico, ele é a primeira parceria entre a indústria de cinema americana, Hollywood, e a indiana, Bollywood. Todos os atores são indianos, a grande maioria nunca havia atuado, eram moradores de favela, mas nos cativam de uma forma inexplicável. É impossível assistir ao filme sem se emocionar com os dramas pessoais dos personagens. A obra tem status de grande produção e se passa todo na Índia, mostrando pontos importantes do país como o Taj Mahal. Mas diferente do que se possa imaginar, o filme não se trata de pobreza, miséria, isso é o pano de fundo para a parte central, que é um paixão indestrutível entre os protagonistas que tenta resistir a tudo e a todos. O enredo trata de um Quiz Show: Quem Quer Ser Milionário, daí o nome do filme em português, e a partir disso o protagonista vai nos contando toda a sua história. O roteiro do filme é fantástico!!! Tudo é perfeito, tudo se conecta, tudo é lógico e majestoso, fazem até uma intertextualidade com a obra de Alexandre Dumas, Os Três Mosqueteiros, que tem um papel brilhante no filme. Ganhador do Globo de Ouro de Melhor Filme, indicado a 10 Oscars, ganhador de 8 estatuetas, incluindo melhor filme e melhor diretor, e na minha opinião, o melhor filme de 2009, independente dos outros que possam vir a ser lançados, esse realmente marca e cativa! Assistam e assistam, é só o que tenho a dizer, nada que eu possa falar se aproxima do que o filme passa pra quem o vê.

Por hoje é isso, aproveitem as indicações, pois ambos são filmes daqueles que marcam a gente. Continuem comentando e dando suas opiniões. Abraço a todos! Seguem os trailers.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Anjos da Vida e Efeito Borboleta



Amigos, como é que estão indo as férias? Colocando a listinha de filmes em dia? Espero que sim. Hoje venho trazer dois filmes com a participação de ator Ashton Kutcher, mais conhecido do público por ser um ator cômico, por papéis como o de Jogos de Amor em Las Vegas, filme já comentado aqui. No entanto, aqui ele nos presenteia com duas belas atuações dramáticas. Eles são Anjos da Vida e Efeito Borboleta.

Anjos da Vida é de 2006, e tem como diretor Andrew Davis. No elenco, Ashton Kutcher divide o cenário com o veterano Kevin Costner, já nomeado ao Oscar. O filme fala da Guarda Costeira dos Estados Unidos, mostrando a seleção dos integrantes, os treinamentos, os resgates, e toda a emoção que se passa na vida desses homens. No entanto, isso só é um plano de fundo para a história em si e para o que o filme tenta passar, que são os valores de amizade, companheirismo, confiança, altruísmo, honestidade, dedicação, força de vontade. A dinâmica entre os atores foi fundamental para o desenvolvimento do filme, eles interagem muito bem, e refletem no filme a viad real, Kutcher e Costner fazem um novato aspirante e um veterano renomado respectivamente, promovendo um belo contraste, mostrando as dificuldades e virtudes de cada fase da vida. Conta ainda com efeitos especiais muito bem produzidos. É um belo drama, que homenageia os heróis da Guarda Costeira, o que poderia se extender aos demais que são encarregados de zelar por nossas vidas arriscando as suas. Além de tudo isso, foi importante pois colocou Kutcher em um patamar superior, de ator sério, capaz de interpretar vários papéis, confirmando o que ele havia demonstrado no outro filme dessa postagem.

Efeito Borboleta é de 2004, e tem a direção de uma dupla, Eric Bress e J. Mackye Gruber. No elenco, temos de novo Ashton Kutcher, em sua obra-prima, acompanhado de Amy Smart. O filme é simplesmente espetacular, o roteiro foi magnificamente escrito, uma idéia muito original, muito bem pensada e desenvolvida. A base para o desenrolar do filme é a Teoria do Caos: " Um simples bater de asas de uma borboleta pode causar um tufão do outo lado do mundo." Disso, podemos tirar que uma simples ação, decisão, omissão, modifica inúmeras outras, alterando totalmente o rumo das vidas dos envolvidos direta ou indiretamente. Se uma pessoa conseguisse de algum modo mudar o passado, que conseqüências e repercussões isso iria trazer para o tempo atual? É sobre essa temática que Efeito Borboleta caminha de forma brilhante. É emocionante e dramático, e ainda traz à tona uma reflexão complexa e interessante. Conta também com uma linda trilha sonora, que nos faz lembrar pra sempre do filme: "Stop Crying You Heart Out" da banda "Oasis". Muito bom!!!

Por hoje é só, semana que vem vou comentar algumas novidades dos cinemas. Continuem comentando e dando suas opiniões, e o mais importante, assistindo aos filmes indicados, pois todos são execlentes programas. Seguem os trailers. Abraço a todos.


http://br.youtube.com/watch?v=mW5RjGm1w-k - Anjos da Vida

http://br.youtube.com/watch?v=Kdk__G_ETek - Efeito Borboleta

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Paranóia e Transformers



Amigos, venho hoje trazer pra vocês mais duas grandes obras da indústria hollywoodiana. O que elas têm em comum? Ambas possuem no elenco o jovem e muito promissor ator Shia LaBeouf, que em seus primeiros filmes já vem demonstrando grande talento. Os filmes são Paranóia e Transformers.

Paranóia é de 2007 e tem a direção de D.J.Caruso. O elenco é encabeçado por Shia LaBeouf e ainda tem a bela Sarah Roemer, uma loira de tirar o fôlego, com a qual LaBeouf faz par romântico, Carrie Ann-Moss, a Trinity da trilogia Matrix e David Morse. O enredo é muito bem desenvolvido e bastante interessante e intrigante. O que você faria se fosse obrigado a passar três meses trancado dentro de casa, sem poder sair nunca e sem ter muita companhia? Começaria a observar a vida das outras pessoas, vizinhos? E se você descobrisse algo que não devia, o que iria acontecer? Bom, é essa a base do roteiro deste filme que é um belo suspense, porém, ao mesmo tempo, bastante engraçado e até romântico em alguns pontos. O filme é daqueles que prendem a sua atenção do começo até o fim, mesmo quando já se assistiu (já vi mais de 15 vezes). Nota-se nele uma característica dos filmes de LaBeouf, que é sempre a presença de uma bela mulher para lhe acompanhar nas tramas, cabendo o papel, dessa vez, para Sarah Roemer, atriz pouco conhecida, mas que se encaixou perfeitamente no perfil desejado, conquistando todos que assistem ao filme. Além de tudo isso, o filme ainda tem uma bela trilha sonora com grandes sucessos, destacando-se a canção "Lonely Day" da banda Sistem of a Down. Muito bom, vale muito a pena!!!

Transformers também é de 2007 e tem a direção de Michael Bay. O elenco é mais recheado de figuras conhecidas como John Voight, ganhador do Oscar, e John Turturo, e é novamente liderado por Shia Labeouf, no papel principal, e ,como seu par, a belíssima atriz Megan Fox, eleita mulher mais sexy do mundo de 2007. O filme é baseado no desenho animado e nos quadrinhos e se mostrou uma bela adaptação. Claro que houve modicações para adapatar a história para as telonas, o que decepcionou alguns fãs fervorosos da série. O filme é tipicamente de ação, possui muitos efeitos especiais, muito bem produzidos, proporcionando um clima de verossimilhança ao filme, o que é muito importante para o seu desenvolvimento, visto que o contato entre os atores e os robôs é intenso. Além de muita ação, ainda tem pitadas de comédia, em algumas cenas hilárias muito bem pensadas. Tudo é muito agradável, não se vê nem o tempo passar, e dá aquele gostinho de "quero mais", o que já está sendo providenciado, a sua continuação já está sendo feita a todo vapor. Outro ponto de atração em Transformers são os belos carros utilizados na trama, tendo em destaque o Camaro amarelo, que é de fazer qualquer um sonhar. Assim como Paranóia, Transformers tem uma trilha sonora empolgante e bem escolhida. A música principal é "What I've done" do Linkin Park.

Até a próxima postagem, espero que estejam assistindo aos filmes e se divertindo nessas férias, já que um bom filme sempre é um bom programa. Continuem comentando e criticando. Como prometido, seguem os trailers. Abraços a todos.